fbpx

A importância da reciclagem de conhecimento para o contador
 

Três perguntas são fundamentais para medir o seu grau de satisfação quanto a reciclagem de conhecimento:

  1. Você se considera um excelente contador?
  2. Seus clientes e/ou empregadores o consideram um excelente contador?
  3. Você é feliz exercendo o ofício de contador?

Na maioria dos casos, quando a resposta para alguma dessas perguntas é “não”, as outras duas são automaticamente afetadas. Se você, por exemplo, definiria os seus serviços como “razoáveis” ou “medianos”, dificilmente algum dos seus clientes teria uma opinião diferente. De igual forma, se acordar diariamente para ir ao trabalho tem sido a parte mais árdua do seu dia, dificilmente sua estada no escritório será produtiva e eficiente.

A princípio, esses parecem ser problemas profundos — e realmente são. A resposta para eles, porém, pode estar em um único conceito: a reciclagem de conhecimento. Ao contrário do que parece, a solução não é mudar de emprego, trocar de carreira ou substituir sua carteira de clientes. O segredo é mudar você.

Neste artigo você descobrirá o que é reciclagem de conhecimento e entenderá, passo a passo, como ela pode mudar a sua maneira de encarar o mundo e, consequentemente, seu padrão de atuação profissional. Gradativamente, você perceberá que a maior de todas as mudanças não envolve o mundo ao seu redor, mas o universo dentro de sua própria mente. Tudo aquilo que, aos seus olhos, teria a “lixeira” como destino mais provável pode ser reciclado e ganhar um novo sentido.

Não, não estamos falando sobre plástico, metal ou papelão. Aperte os cintos e prepare-se para descobrir como reciclar tudo aquilo que um dia você aprendeu!

O que é reciclagem de conhecimento

Ao ver uma latinha de refrigerante vazia abandonada no chão, um indivíduo comum enxerga algo que deve ser jogado no lixo, mas o reciclador enxerga um item em potencial. Reciclar é dar uma nova forma — e uma nova missão — ao que antes seria jogado fora. Reciclar é renovar e, em última instância, renascer.

Imagine por um instante que seus conhecimentos profissionais são uma latinha de refrigerante. O que você tem feito com eles? Jogado-os em um canto qualquer, certo de que permanecerão inalterados para sempre, ou reciclado-os constantemente? A reciclagem de conhecimento ocorre quando o contador toma a decisão de ir além do básico e ultrapassar as fronteiras daquilo que foi assimilado há alguns anos ou, quem sabe, há décadas.

Somente se reciclam aqueles que admitem não saber de tudo e reconhecem a existência de um vasto oceano de oportunidades à sua frente. Não, você não sabe de tudo; e não, essa não é uma má notícia. Veja algumas formas práticas de reciclagem de conhecimento:

  • Participação em congressos, seminários e afins;
  • Ingresso em cursos de pós-graduação e especializações;
  • Leitura de artigos e revistas;
  • Descoberta de novos métodos e aplicações;
  • Manter-se atualizado em relação à legislação vigente;
  • Dedicar tempo à busca por soluções criativas e ideias inovadoras;
  • Aprofundamento em determinadas questões, a ponto de se tornar um especialista daquele assunto;
  • Refletir constantemente sobre o seu potencial e as formas de maximizá-lo.

A reciclagem de conhecimento é uma decisão pessoal e requer do indivíduo duas importantes afirmações:

  1. “Eu posso melhorar e ir além do que já fui.”
  2. “Eu preciso melhorar e ir além do que já fui.”

Engana-se quem pensa que essa reciclagem é um artigo de luxo ou simplesmente um capricho daqueles que, aos olhos dos que optam pela acomodação, insistem em ser “modernos”. Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a reciclagem se tornou pré-requisito para os que desejam ampliar sua carteira de clientes, e até mesmo manter seus empregos a salvo. Oferecer melhores serviços e ampliar conhecimentos já não é um bônus, mas uma obrigação.

Assim como toda e qualquer área de atuação, a contabilidade não é uma ciência imutável e, portanto, não está alheia a novas descobertas e, principalmente, novas determinações legais e mercantis. O mundo está em constante mudança e cabe a todos os profissionais se adequarem a todas as novidades o mais rápido possível.

Ainda neste artigo você descobrirá como a reciclagem de conhecimento pode determinar seu futuro profissional e impactar diretamente sua carreira, tornando-o um contador diferenciado e, consequentemente, valorizado. Assim como ocorre com o plástico e o metal, um processo de reciclagem gera um profissional novo, capaz de dialogar com o mundo ao seu redor e pronto para fazer a diferença na empresa em que trabalha.

As empresas, aliás, já são unânimes ao afirmar que a presença de um contador qualificado em suas fileiras é fundamental para sua sobrevivência. Conheça agora os diversos fatores que provam que a reciclagem de conhecimento está formando uma legião de contadores indispensáveis.

A importância de um contador qualificado para sua empresa

A clássica imagem de um contador que aparece uma vez por mês na empresa, trazendo nas mãos os cálculos dos impostos e os relatórios contábeis da companhia já foi definitivamente sepultada. De acordo com a demanda do mercado atual, a importância do contador foi ampliada, e agora ele se tornou um valioso conselheiro que auxilia os empresários a tomar decisões assertivas. O contador que passa pelo processo de reciclagem de conhecimento eleva a sua importância e se torna apto para atuar nos 5 pilares de uma empresa. São eles:

Expansão

Cabe ao contador a missão de analisar os projetos de expansão da empresa, diagnosticando se são financeiramente viáveis no que diz respeito a impostos, gastos com pessoal, entre outros.

Gestão

Tendo nas mãos relatórios contábeis atualizados e conselhos oriundos de um contador qualificado, o empresário visualiza os lucros e prejuízos trazidos por departamento da empresa e enxerga com maior clareza os dividendos gerados por sua equipe.

Estratégia

Com o universo dos impostos passando por inúmeras transformações devido a mudanças na legislação, a atuação dos contadores se tornou ainda mais importante no que tange à estratégia da empresa, que precisa calcular o custo de cada ação e produto.

Economia

A empresa que possui um contador qualificado gasta menos com ações judiciais e problemas legais, visto que o bom contador segue os parâmetros da lei e auxilia o empresário a compreendê-los.

Organização

Uma empresa desorganizada é tão vulnerável quanto um time de futebol sem goleiro. Na cruzada por estrutura e finanças organizadas, o contador é uma figura importantíssima e deve utilizar seus conhecimentos para conscientizar todos os departamentos da companhia.

Não é difícil perceber que a importância do contador é diretamente proporcional à qualificação do indivíduo. Quanto mais proativo e atualizado o contador demonstrar ser, maior será a dependência — e o reconhecimento — da empresa em relação ao seu trabalho.

Uma coisa, porém, é certa: nenhuma empresa se manterá grande ou experimentará crescimento sem os serviços de um contador confiável e competente. O mito de que a área financeira de uma companhia deve ser cuidada exclusivamente pelo dono da mesma já ruiu há anos, e o contador deixou de ser “o homem do livro-caixa” para se tornar um profissional que participa direta ou indiretamente de todas as principais decisões da empresa.

Ao se reciclar, opte por cursos e congressos que lhe agreguem novos conhecimentos e, simultaneamente, façam com que você se torne indispensável para seus clientes e/ou empregadores. Voltando à analogia da latinha de refrigerante, o reciclador que a transforma numa linda peça artesanal dá a latinha um novo valor. A latinha é a mesma, mas sua posição é diferente. De igual forma, o contador reciclado passa por uma transformação de posicionamento e vê sua importância aumentar à medida que sua qualificação cresce.

Engana-se, no entanto, quem pensa que a reciclagem de conhecimento beneficia apenas o “patrão”. Neste processo desafiador e edificante, quem mais lucrará é você. O início de uma nova fase em sua carreira pode estar a poucos passos de distância. Quer saber como? Veja a seguir.

A importância do contador sempre se atualizar

Antes de abordar a jornada de atualização de um contador, é necessário refletir sobre os perigos inerentes àqueles que não aderem à reciclagem de conhecimento. Contadores que decidem “parar no tempo” correm 3 riscos principais:

O risco de ser substituído

Essa possibilidade óbvia cresce à medida que o interesse do contador pelas últimas tendências de sua área diminui. Muitos contadores caem no clássico erro de se julgarem insubstituíveis devido aos seus muitos anos de experiência ou à sua antiga ligação com a empresa. Ledo engano. No combate entre a atualização e o atraso, este último sempre sairá como perdedor.

O risco de prejudicar seus clientes

Embora cometer erros faça parte do cotidiano de todo profissional, o contador que decide não se atualizar fica automaticamente mais exposto à possibilidade de prejudicar a empresa para a qual trabalha devido à falta de conhecimento em alguma área específica.

O risco de manchar sua reputação

A linha que separa o “profissional consagrado” do “profissional ultrapassado” é muito tênue e só pode ser reforçada por meio da reciclagem de conhecimento. Ao ser rotulado como alguém que não se atualiza, o contador pode ver essa péssima reputação se disseminar pelo mercado.

Perceba que, em todos os três riscos, o contador expõe não apenas seus empregadores, mas a si mesmo; ele põe em xeque não apenas seu cargo, mas seu legado. Na contabilidade, se atualizar não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência. Como, porém, se atualizar?

No primeiro tópico deste artigo, foram reveladas formas práticas de reciclagem de conhecimento. O contador, no entanto, dispõe de algumas estratégias específicas para sua área e pode se atualizar por meio de seis métodos principais. Confira-os (e, acima de tudo, pratique-os):

Capacitação oferecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Visando a formação continuada — ou seja, a reciclagem constante — dos contadores, o CFC oferece diversos cursos, especialmente módulos voltados para mudanças nas legislações trabalhistas e tributárias. É possível saber mais sobre tais programas acessando o site oficial da entidade.

Cursos de inglês para contadores

Você sabia que é possível aprender inglês com ênfase em contabilidade? Para isso, basta apostar em cursos que ministrem termos em inglês referentes a impostos, números e afins. Embora isso possa parecer inútil para aqueles que trabalham unicamente com questões relacionadas ao mundo contábil brasileiro, o contato com um novo idioma enriquecerá o seu currículo e, principalmente, sua experiência profissional.

Aprimoramento de sua liderança

O pensamento dominante na sociedade é que somente o CEO ou proprietário de uma empresa pode liderá-la. Especialistas em liderança, no entanto, são unânimes ao classificar esse conceito como uma falácia. O contador deve investir em seu espírito de liderança, pois, por meio de sua posição, pode influenciar toda a empresa e impactar aqueles que trabalham ao seu lado.

Investimento em relacionamentos

O bom contador não sabe lidar apenas com números, mas também com pessoas. Atender clientes com excelência e saber contornar insatisfações e solucionar dúvidas são pré-requisitos fundamentais para um contador de sucesso.

Aprofundamento em informática

Até mesmo os mais tradicionalistas já não vivem sem um computador. Na contabilidade, softwares modernos podem agilizar seu dia a dia. Para isso, no entanto, cabe ao contador reciclado o aprofundamento na tecnologia e o aumento de sua “intimidade” com a informática. Ingressar em cursos do gênero — sejam presenciais ou online — pode ser uma excelente estratégia de reciclagem de conhecimento.

Tempo de qualidade para si mesmo

Apesar da aparente distância entre a contabilidade e a autoajuda, reservar tempo de qualidade para si mesmo é fundamental para aqueles que desejam crescer profissionalmente. O conhecido ditado diz que “saco vazio não para em pé” e essa máxima vale para qualquer ramo de atuação. Sem estar conectado consigo mesmo e em paz com o mundo que o cerca, você não conseguirá energia suficiente para se atualizar. Por isso, ao cuidar dos cursos e congressos, não se esqueça de cuidar também de você.

Conforme atestam os especialistas do ramo e até mesmo os noticiários em geral, aqueles que não estiverem dispostos a passar por pelo menos uma das táticas acima mencionadas dificilmente manterão seu status e, caso o consigam, certamente jamais irão além dele.

Em um mundo cada vez mais competitivo, diferenciais se tornaram uma mercadoria valiosa e a boa notícia é que eles estão ao alcance de todos que se disponibilizarem a buscá-los. Abaixo, você descobrirá que a reciclagem de conhecimento o transformará em um profissional diferenciado e, ao fazê-lo, revolucionará sua mente, sua carreira e até mesmo o seu bolso.

Reciclagem de conhecimento como diferencial para o contador

De acordo com o dicionário, diferenciado é aquele que é “especial; atípico; completo; diferente”. Para um contador, adquirir tais objetivos pode significar iniciar uma nova trajetória profissional e trabalhar com maior eficácia, amplitude e, principalmente, reconhecimento. Confira 7 benefícios diretos trazidos pela reciclagem de conhecimento para um contador e veja como ela pode gerar frutos eternos:

Um contador reciclado pode cobrar mais

Este primeiro benefício é óbvio: quanto mais qualificado for seu serviço, mais bem remunerado ele será. Ao se diferenciar em suas funções e especializar-se em novas áreas, o contador pode cobrar mais caro sem ser injusto. O cliente, por sua vez, perceberá que está pagando mais, mas, em contrapartida, terá acesso a um serviço atual e diferenciado.

Um contador reciclado pode expandir seus horizontes

Conforme visto no tópico anterior, o aprofundamento em outras áreas é uma das formas de reciclagem de conhecimento ao alcance do contador. Com isso, novas guinadas na carreira jamais estão descartadas e a contabilidade pode ganhar a companhia de novos ofícios, tão ou mais rentáveis do que ela.

Um contador reciclado pode selecionar clientes

Ao oferecer um serviço qualificado, o contador gradativamente ganhará reconhecimento e passará a receber ofertas de novos clientes e/ou empregadores, podendo descartar os mais problemáticos, deixando, por exemplo, o cliente que atrasa constantemente o pagamento ou a empresa que costuma exigir mais do que o originalmente combinado.

Um contador reciclado pode reencontrar sua motivação

Muitos encaram o cotidiano no trabalho como uma tortura, como se aguardassem ansiosamente pelo tão sonhado dia da aposentadoria. Ao passar pelo processo de reciclagem de conhecimento, o profissional reencontra a paixão, e a descoberta de novos conteúdos faz com que o trabalho que antes era considerado enfadonho volte a ser estimulante.

Um contador reciclado pode superar a concorrência

É possível que você não tenha recursos suficientes para montar o mais belo escritório ou desfrutar dos mais modernos equipamentos, mas nenhum desses fatores supera o valor oferecido pelo trabalho alicerçado na excelência e na modernidade. Com seus diferenciais, você pode superar concorrentes mais ricos e até mesmo aqueles que contam com maior estrutura física e divulgação.

Um contador reciclado pode ganhar qualidade de vida

Some os efeitos trazidos pelos itens anteriores desta lista e você obterá um cotidiano com menos estresse, aborrecimentos, problemas com clientes e até mesmo adversidades emocionais. Ao reciclar seu conhecimento, sua qualidade de vida será maximizada e essas mudanças afetarão diretamente não apenas o seu trabalho, mas sua rotina.

Um contador reciclado pode se reciclar sempre

A reciclagem de conhecimento não é uma ação estática, mas um processo em constante evolução. Ao contador, resta o privilégio de reciclar-se diariamente, não se contentando com as mudanças já alcançadas, mas almejando os resultados ainda não descobertos.

“Especial; atípico; completo; diferente”. Ao abraçar a reciclagem de conhecimento, esses adjetivos passarão a ser parte do seu dia a dia. Quando você decidir se diferenciar, você automaticamente decidirá por uma carreira baseada na estabilidade que somente a constante capacitação pode oferecer.

Conclusão

Recapitulando rapidamente o que foi visto até aqui, é possível afirmar que a reciclagem de conhecimento é um processo que está ao alcance de todos aqueles que nela acreditarem. Não é fácil, mas podemos dizer que é simples. Conforme você acabou de descobrir, para se reciclar, o contador precisa dar alguns passos (nessa caminhada, a iniciativa é fundamental), mas pode permanecer convicto de todos os frutos que colherá através dessa jornada. Veja, a seguir, as 3 verdades definitivas sobre a reciclagem de conhecimento:

A reciclagem de conhecimento requer investimentos, mas certamente oferece retorno

Para cumprir algumas das etapas desse processo, como ingressar em cursos, adquirir novos conhecimentos e participar de congressos, você precisará investir. Não encare, porém, tais valores como “despesas” ou como “gastos”, pois eles impactarão toda sua carreira e, gradualmente, voltarão multiplicados por meio da qualificação de seus serviços.

A reciclagem de conhecimento só funciona se for autêntica

Para ter acesso a todos os benefícios gerados por esse processo, não bastará apenas que você invista ou simplesmente esteja de corpo presente em alguns lugares. É necessário se engajar e, verdadeiramente, se doar. Não existe reciclagem artificial. Uma nova visão de mundo não pode ser simplesmente comprada ou adquirida; ela precisa ser absorvida.

A reciclagem de conhecimento não é externa, mas interna

É preciso ressaltar que colecionar certificados e pregá-los na parede de seu escritório não o tornará um novo contador automaticamente. O cerne da reciclagem de conhecimento está dentro de você, ou seja, na sua decisão de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, na sua disposição em oferecer novos patamares de serviços a seus clientes e na sua disponibilidade em aprender sempre e jamais aposentar sua mente.

A carreira com a qual você sonhou pode estar a uma reciclagem de distância. E a boa notícia é que, para alcançá-la, você precisa somente de ferramentas que podem ser encontradas dentro de você! Então comece agora mesmo a procurá-las!

Quer ter acesso a outros conteúdos como este?

E você, já iniciou seu processo pessoal de reciclagem de conhecimento? Está pronto para usufruir de todos os benefícios trazidos por ela?

Para receber novos conteúdos especialmente direcionados para contadores que desejam se tornar memoráveis, assine nossa newsletter. Assim, você terá em seu e-mail textos com informações sobre o mercado e novidades sobre cursos.

Walt Disney, considerado o maior desenhista da história, afirmou que “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”. A reciclagem de conhecimento é o primeiro passo para transformar esta teoria em prática! Ponha já em prática!

eBook PEPC

More in this category: Mapa de competências: o que é e qual a sua importância? » Tire aqui suas dúvidas sobre sucessão empresarial! » Como elaborar um programa de treinamento na sua empresa? » Entenda o impacto da tributação na tomada de decisão da empresa » Tudo sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas em empresas » Case de sucesso: a experiência com nossos cursos EAD » O que você precisa saber sobre cultura organizacional está aqui! » Quais são os impactos de uma metodologia de ensino na formação profissional? » Transformação financeira: como liderá-la em uma empresa? » 3 aplicações práticas dos instrumentos financeiros derivativos e não derivativos » 6 sites e portais que todo contador deve conhecer » Habilidades de contabilidade: por que profissionais de outras áreas devem adquiri-las? » O que fazer para se manter atualizado no mundo contábil? » Crise econômica: 7 lições que um contador deve levar consigo para uma retomada financeira » Like a boss! Desenvolva as habilidades gerenciais necessárias para ser um ótimo gestor » Trilha de Carreira: veja como usar a ferramenta para alcançar seus sonhos! » Afinal, por que advogados devem estudar contabilidade? » 8 dicas para vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil » Entenda o que é crime tributário e saiba como evitá-lo » Como chegar mais rapidamente em um cargo de liderança? » 9 dicas de gerenciamento do capital de giro » Arrendamento mercantil: quais são as diferenças no Brasil e no exterior? » [Case de Sucesso] BLB Brasil Escola de Negócios e Grupo Farroupilha » Crescimento horizontal e vertical: entenda suas principais diferenças » Compreenda o método GTD e saiba como ele pode ajudar você nos estudos » Diferenças e aplicações do ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico » Está com alguma dívida ativa? Saiba como sair dessa! » Como as dívidas podem interferir no grau de investimento da sua empresa » Descubra as metodologias para otimização de tempo nos estudos » Panorama sobre combinação de negócios » Conheça as diferenças entre tributo e multa tributária » Você sabe o que é DVA? Entenda! » Jim Collins: 5 lições do guru da AMBEV » Contabilidade industrial: 5 dicas para você aplicar na sua empresa » Fui promovido após o curso da BLB Brasil Escola de Negócios: case de sucesso do aluno Fagner Oliveira » DMPL: o que é e qual o seu papel? » As 6 novas responsabilidades de um CFO moderno » Conheça os momentos mais estratégicos para capitalizar a empresa » Qual a diferença entre demonstração financeira e contábil? » Existe diferença na tributação do ICMS de loja física e online? » 9 estilos de liderança e qual é mais recomendado para cada situação » Saiba por que há normas contábeis mais restritas para PMEs » Veja o que fazer para cumprir a NBC PG 12 – Educação Continuada para Contadores » Entenda melhor o recolhimento da CSLL » 7 tendências de tecnologia para a área contábil » O que fazer para evitar passivos trabalhistas? » Liderança: artigo de luxo no planeta » Quais são os ativos obrigados ao Teste de Recuperabilidade (impairment)? » Como se preparar para ser um auditor contábil? » É melhor ser um contador autônomo ou abrir um escritório? » Saiba estruturar uma controladoria contábil nas empresas » Como a liderança impacta diretamente a motivação de uma equipe » Entenda como o Open Banking vai mudar os serviços de contabilidade » 8 erros de um fechamento contábil mensal que você deve evitar » Você está preparado para as mudanças que o eSocial vai provocar? Veja aqui! » Você sabe mesmo estudar? Saiba montar um planejamento de estudo mais produtivo » Afinal, o que é o passivo ambiental? » 3 novas normas contábeis para 2018 » Veja por que você deve investir em sua própria capacitação profissional » Compreenda a importância da educação continuada nas empresas » Saiba como funciona uma auditoria SPED! » O que é a tabela CFOP e qual a sua funcionalidade? » Saiba mais sobre os benefícios do planejamento patrimonial e societário » Profissional controller: entenda a importância de ter um em sua empresa » Quanto vale meu negócio? Aprenda a calcular o valor da empresa » Entenda como funciona a contabilidade fiscal de uma vez por todas » O que é EBITDA e como fazer seu cálculo corretamente? » 5 relatórios gerenciais imprescindíveis para qualquer negócio » O uso dos certificados digitais gera vantagem competitiva! Entenda como isso ocorre » O que é contabilidade rural? » Treinamento de liderança: por que devo investir? » Confira essas 7 carreiras de sucesso no mercado financeiro! » 5 erros nos lançamentos contábeis que as empresas ainda cometem » Confira 9 técnicas de negociação para colocar em prática na sua empresa » O que é SPED fiscal? Saiba como gerá-lo com sucesso! » Como ter um efetivo desenvolvimento de liderança na empresa? » Carreira de contabilista: tipos de cargos, dicas de cursos e especializações » Ativo intangível: reconhecimento contábil » CPC-01: Redução do Valor Recuperável de Ativos » Plano de carreira para o contador: como fazer e qual sua importância » Quais as vantagens das leis de incentivos fiscais? » Contabilidade empresarial: o que é? » O que é o CPC 29 e quais as definições sobre Avaliação de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas? » A importância da avaliação dos índices contábeis de uma empresa » Capacidade técnica como base de liderança para o sucesso do negócio » Como ser um líder nos dias de hoje? » Confira aqui alguns mitos e verdades sobre o ensino a distância » Você sabe mesmo o que é contabilidade de hedge? » O que todo empreendedor contábil deve saber sobre o SPED! » 7 dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho » Abertura de mercado de capital: entenda o processo com facilidade! » Como funcionam os cursos apostilados? » Quais as decisões contábeis mais importantes para aquisição de empresa? » É melhor fazer um curso presencial ou online? » SPED Contábil: o que é e como funciona? » Contabilidade Agropecuária: você sabe como funciona? » Conheça a diferença entre habilidade e competência » Guia grátis – Guia de sucesso para capacitação na área contábil » Entenda mais sobre a aplicação de BI para área de contabilidade » Segurança da informação: o que é e como mantê-la no setor contábil? » 8 competências profissionais que todo bom contador deve buscar » Due Diligence: você sabe o que é e como interfere na área contábil? » Cursos online: descubra como é a aceitação no mercado de trabalho » Treinamento de equipe: como executá-lo em sua empresa? » Qual a importância da tecnologia para a área contábil? » eBook grátis – Manual Definitivo do eSocial: entenda qual é o impacto nas empresas » Disciplina nos estudos online: o passo a passo para estudantes de EaD » Entenda como fazer uma gestão de custos e preços eficiente » Ativo e passivo: saiba como mensurar os resultados » Saiba como usar os incentivos fiscais para o crescimento empresarial » Regime de caixa e regime de competência: veja as diferenças e saiba como usá-los » Conheça 7 dicas para ter uma área de contabilidade melhor » Entenda a importância das demonstrações contábeis » Qual o papel do Controller na gestão empresarial? » Demonstração do resultado do exercício: como fazer para ter um 2017 de sucesso? » Descubra diferentes formas de obter uma atualização profissional » Conheça 7 livros de contabilidade gerencial mais relevantes no mercado » Saiba a importância do fechamento mensal em uma empresa e veja como fazer » O que é balanço patrimonial e como aplicá-lo? » eBook grátis Manual Definitivo da Auditoria Contábil » Conheça as alterações para declarar o imposto de renda de 2017 » CMV: o que é e como calcular » Cancelamento de Nota Fiscal: entenda mais sobre o assunto » Conheça 10 vantagens do planejamento tributário para uma empresa » Entenda tudo sobre compliance » Ainda vale a pena fazer um curso presencial? » Veja como preparar a sua equipe para uma auditoria anual » eBook grátis ­– Guia Básico de Contabilidade para não Contadores » Saiba como montar processos de auditoria » Entenda quais são os tipos de impostos para cada tipo de empresa » Dicas para contratar um profissional de contabilidade para o time » Saiba o que é um curso eLearning » Qual é a importância da nota fiscal eletrônica? » Fundamentos de finanças corporativas para contadores » O que fazer para qualificar a contratação de funcionários? » Entenda a importância da contabilidade de custos para um negócio » Como funciona o setor de finanças empresariais? » Veja como as informações contábeis são importantes nas tomadas de decisão » Conheça as melhores práticas de treinamento de funcionários » Entenda a importância da conciliação bancária » O que é contabilidade societária? » Entenda o que é CND » Contabilidade internacional: entenda mais sobre isso » Contabilidade empresarial: o que é? » Entenda a relação entre contabilidade e certificado digital » eBook grátis – Um Guia sobre Instrumentos Financeiros na Contabilidade » Saiba o que é a DRE na contabilidade » Veja como emitir o DANFE » Quais são as vantagens de fazer um curso online? » Veja as dicas para quem busca profissionalização em contabilidade » Entenda o que é CMN » Entenda a importância de um planejamento tributário em uma empresa » Como anda o mercado de trabalho em contabilidade » Saiba mais sobre a adoção das IFRS para PME e a revisão proposta pelo CFC » Entenda como reestruturar uma empresa financeiramente » Como se planejar para fazer mais cursos e especializações? » Como é o trabalho em uma auditoria contábil? » IFRS para Pequena e Média Empresa » Saiba da importância da matemática financeira nas empresas » Conheça algumas dicas para estudar online » Entenda a importância da conduta ética no ambiente de trabalho » Contabilidade tributária: entenda mais sobre o assunto » O que é a escrituração contábil digital? » O que é e qual a importância do contrato de prestação de serviços? » Avaliação a Valor Justo ou Fair Value: o que você precisa saber sobre o assunto? » 8 competências profissionais que todo bom contador deve buscar » Lucro real e lucro presumido: entenda as diferenças » Balanced scorecard na contabilidade: como implantar? » Ética empresarial: saiba o que é e qual a sua importância » Guia de organização e responsabilidades do contador » Como fazer um planejamento estratégico de finanças? » 8 erros na gestão financeira da sua empresa que precisam ser evitados » O que falta saber sobre a Lei de responsabilidade fiscal? » Nova forma de fiscalização do CFC: quais são as mudanças? » Plano de carreira: como o coaching pode ajudar na sua vida profissional? » 4 indicadores financeiros para analisar a saúde financeira da sua empresa » Contador 2.0: o que você precisa saber para ser um profissional de destaque? » O que é o CPC 29 e quais as definições sobre Avaliação de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas? » 8 fatores que garantem uma mudança organizacional de sucesso » O que é um fundo de reserva? Descubra mais sobre esse recurso » 7 maneiras de desenvolver lideranças consistentes na sua equipe! » Contabilidade estratégica: como tornar uma empresa mais competitiva? » Nova forma de fiscalização do conselho federal de contabilidade: quais são as mudanças? » eBook – Guia Completo do Programa de Educação Profissional Continuada » Como se manter atualizado na área de contabilidade? » Ensino a distância auxilia no seu aprendizado mesmo durante a crise? » Entenda mais sobre o CPC 32: tributos sobre o lucro » Como inovar no setor de contabilidade pode alavancar os resultados da empresa? » Instrumentos financeiros: Entenda do que se trata a norma IFRS 9 » Bloco K para 2017: O que vai mudar na sua empresa e como se adequar? » Contabilidade de Hedge: entenda o conceito e como ele pode ajudar sua empresa! » Instrumentos financeiros: entenda os fundamentos » Como escolher um curso de contabilidade que atenda às suas expectativas? » Como investir na carreira e buscar uma especialização em contabilidade? » International Financial Reporting Standards: o que sua PME precisa saber » Planejamento de carreira: 7 erros que podem destruir sua vida profissional! » Qual a importância da tecnologia na contabilidade para os profissionais da área? » Quais as vantagens de um planejamento estratégico para a área de contabilidade? » 5 dicas para você deixar de ser chefe e entender como ser um líder! » 9 séries de TV que todo profissional de contabilidade precisa assistir! » O que é educação profissional continuada e por que você precisa investir nisso? » 9 práticas para fazer um networking de sucesso! » Curso de extensão em contabilidade: por que continuar estudando? » 6 tendências da contabilidade para você acompanhar » O que é PEPC? Entenda mais sobre o programa » Pare e reflita: você está satisfeito com a carreira? » Plano de contas: entenda por que é importante desenvolvê-lo! » Curso de Contabilidade online: vale a pena fazer? » Habilidades gerenciais: seja um ótimo gestor! » Como aproveitar um Curso de Contabilidade online? » Cursos In Company: o que são e por que contratá-los? » Controller: o que é e o que faz? Saiba agora! » Gestão de patrimônio: como fazer o teste de impairment » Obrigações legais referentes ao planejamento financeiro » Qual o papel da gestão da inovação nas empresas? » Liderança: é possível desenvolvê-la? » Gestão da mudança organizacional: o que é e como deve ser feita » Saiba o que um contador pode fazer por sua empresa » Guia básico de contabilidade para não contadores » Quais campos da contabilidade oferecem boa remuneração? » Por que contabilidade e gestão devem andar juntas? » Entenda as vantagens da comunicação entre os departamentos contábil e jurídico » Como o conhecimento da legislação impacta na carreira contábil? » Qual a importância da definição dos ativos fixos em sua empresa? » Você conhece o teste de recuperabilidade de ativos? » Sua empresa está pronta para o Bloco K? » Imposto de renda diferido: você sabe o que fazer nessas situações? » Por que contratar a consultoria contábil e jurídica para sua empresa? » A importância do atendimento ao cliente para os contadores » O que mudou no exercício profissional do contador? » Como abrir seu próprio escritório contábil » Contabilidade gerencial: o que é e qual sua importância » O que é e como funciona a contabilidade tributária » Conciliação bancária: o que é e por que fazer » A importância da comunicação do contador com os setores da empresa » Entenda a valorização do profissional contábil » Entenda a afirmação “a contabilidade é a língua dos negócios” » Entenda por que contadores são os grandes parceiros das PMEs » 6 filmes que todo contador deve assistir » 7 grandes contabilistas para se inspirar » 4 motivos para o contador nunca parar de estudar » 7 diferenciais que seu escritório de contabilidade deve ter » 8 motivos para fazer cursos de reciclagem para contadores » O que é preciso para abrir um escritório de contabilidade? » Norma NBC PG12: tudo o que você precisa saber sobre o programa de Educação Profissional Continuada » 6 livros que todo profissional de contabilidade deveria ler » O que são as normas internacionais de contabilidade (IFRS)? » O que é preciso para ser um contador de sucesso? » Nova contabilidade: entenda como ela impacta os contadores » Employee Value Proposition: base para retenção de talentos » Balanço Patrimonial – O que é e qual sua estrutura? » Capital humano: é preciso investir » Gestoras de private equity estão de olho no mercado brasileiro » Regras sobre adoção de novos critérios contábeis e tributários são regulamentadas » Regime especial tributário nas incorporações imobiliárias » Fusões e aquisições de empresas: e o consumidor com isso? » Parecer normativo da RF trata da tributação das permutas de imóveis » Encargos financeiros sobre empréstimos e financiamentos » MP 627 de 2013 é convertida em lei com vedações e reabertura Refis » Usinas poderão utilizar-se de créditos PIS/Cofins » Encargos financeiros sobre empréstimos e financiamentos » Instrumentos financeiros – Conceitos básicos das normas IFRS » Como os contadores podem acompanhar as mudanças no mercado » 8 vantagens de aprender com o eLearning »
Post anterior Entenda por que contadores são os grandes parceiros das PMEs
Next Post Entenda a afirmação "a contabilidade é a língua dos negócios"
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]