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Graças aos avanços constantes das tecnologias de internet, softwares e hardwares, diversas funções do nosso dia a dia podem ser transferidas para o ambiente online e realizadas de forma remota. Mas, à medida que o mundo vai ficando cada vez mais digitalizado, mais operações importantes vão sendo migradas para a internet, o que torna os certificados digitais uma ferramenta de segurança e, ao mesmo tempo, um recurso que gera vantagem competitiva.

As organizações estão aproveitando o momento para estruturar seus negócios na nuvem, agregando mobilidade corporativa às tarefas e alcançando um nível de otimização dos processos como jamais visto. No entanto, muitas dessas operações envolvem transações importantes, em que uma assinatura é necessária para a confirmação. Eis que surge a assinatura digital.

Talvez esta seja a oportunidade que você precisava para estruturar de vez as operações no ambiente online. Além de segurança, você pode agregar uma forte vantagem competitiva em relação à concorrência. Quer saber como? Então, acompanhe o post!

O que são os certificados digitais?

Certificado digital é o nome dado a um tipo de arquivo eletrônico específico que funciona como uma assinatura digital. Ele permite que as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, realizem transações de valor financeiro e jurídico, trocando informações de forma segura pela internet.

Também conhecidos por certificado de chave pública, os certificados digitais só são possíveis por meio da infraestrutura de chaves públicas (ICP) do Brasil, criada e regulamentada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Como funcionam os certificados digitais?

Assim como em uma assinatura comum, um certificado digital fornece informações de identificação oficial e com validação jurídica que podem ser verificadas e confirmadas pelo órgão expedidor.

Os certificados digitais contêm o nome do titular, um número de série, datas de validade, uma cópia da chave pública do titular do certificado (usada para criptografar mensagens e assinaturas digitais) e a assinatura digital da Autoridade Certificadora (AC) que emitiu o certificado. Isso permite que o destinatário reconheça se o certificado é real e válido, dando sequência à transação efetuada.

Sendo mais específico, para se ter provas de que um certificado é genuíno e válido, ele deve ser assinado digitalmente por um certificado raiz pertencente a uma Autoridade Certificadora. Quando a ICP é implantada internamente, os certificados digitais podem ser autoassinados.

No site do ITI, é possível ter acesso a uma lista de Autoridades Certificadoras autorizadas a emitirem assinaturas digitais. Avalie se a sua foi emitida por alguma das listadas e confirme a validade jurídica dela.

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é uma condição que permite à pessoa ou empresa, produtora de bens e serviços, proporcionar um preço mais baixo para os consumidores. Essas condições podem favorecer a geração de um volume maior de vendas ou margens de lucro superiores às dos concorrentes.

A vantagem competitiva pode ser atribuída por meio de uma série de fatores. Confira os principais abaixo:

  • suporte de atendimento oferecido aos clientes;
  • qualidade dos produtos e serviços ofertados;
  • estrutura de custos (processo de fabricação);
  • redes de distribuição (lojas físicas e online);
  • propriedade intelectual;
  • branding (marca).

Todos esses fatores, juntos ou independentes, contribuem para gerar certa vantagem da sua empresa sobre as competidoras do segmento em que atua, fortalecendo a sua imagem no mercado.

O resultado é uma marca de maior valor, acionistas mais satisfeitos e investidores interessados no seu negócio. Nesse cenário, quanto mais sustentável for a vantagem competitiva, mais difícil será para os competidores superarem.

Basicamente, existem dois tipos principais de vantagens competitivas: a vantagem comparativa e a vantagem diferencial. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas abaixo e descubra qual tem mais a ver com o seu negócio:

Vantagem comparativa

A vantagem comparativa é gerada pela necessidade de produzir um bem ou um serviço a um custo reduzido. Isso dá à empresa a capacidade de vender seus produtos e serviços a um preço menor do que a concorrência, aumentando o volume de vendas e também a margem de lucro. Tudo vai depender de quanto os custos podem ser reduzidos no processo de fabricação.

Conscientemente, os consumidores escolherão o mais barato dos produtos igualmente oferecidos. Nesse caso, se a estratégia de vantagem comparativa fizer efeito, a empresa deve obter maiores ganhos, beneficiando os acionistas e investidores com retornos superiores e podendo direcionar mais recursos para o marketing, pesquisa e desenvolvimento e melhorias de infraestrutura administrativa, para apoiar o crescimento da empresa.

A vantagem comparativa pode ser aplicada de várias formas. Vejas as mais conhecidas abaixo:

  • contratação de mão de obra mais barata, mesmo qualificada;
  • instalações em regiões com maiores incentivos fiscais;
  • processos produtivos mais eficientes (automatização);
  • redução do índice de desperdícios de recursos;
  • economia de escala.

É bom lembrar que o foco da vantagem comparativa não é necessariamente entregar um produto ou serviço com qualidade superior, mas ter preços mais baixos. Ou seja, a competição aqui é por preço.

Vantagem diferencial

No caso da vantagem diferencial, ela é criada quando os produtos e serviços de uma empresa diferem dos seus concorrentes pela qualidade. Geralmente, são vistos como superiores na comparação.

A vantagem diferencial pode ser construída por meio de algumas formas específicas. Veja as principais abaixo:

Esses fatores podem gerar margens muito superiores de lucro e, mesmo com um volume menor de vendas, atingir níveis financeiros satisfatórios para os acionistas e investidores.

Como exemplo de vantagem comparativa, podemos citar as empresas farmacêuticas, que possuem patentes sobre os medicamentos recém-lançados. A inventora da fórmula ganha exclusividade na comercialização por um período determinado no mercado e aproveita a oportunidade para cobrar preços mais elevados.

Mas o que os certificados digitais têm a ver com a vantagem competitiva? Bem, isso você vai descobrir agora!

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Como os certificados digitais estão relacionados com a vantagem competitiva?

Agora que você já sabe o que são os certificados digitais e a vantagem competitiva, é hora de descobrir como estão relacionados. Uma assinatura digital pode contribuir de várias formas para o seu negócio ganhar força e se destacar. Veja como agora:

A sua empresa sai na frente dos concorrentes

Por causa de a mão de obra qualificada ainda ser mais barata do que a implementação de certas tecnologias no Brasil, poucas empresas investem em melhorias. A falta de certificados digitais é um exemplo, exigindo grandes esforços dos gestores, vendedores e clientes na hora de confirmar uma transação de valor.

Por outro lado, se a sua empresa adotar um certificado digital, pode dar um salto à frente dos concorrentes pelos benefícios proporcionados. O cliente reconhecerá esse esforço e, consequentemente, dará preferência aos seus serviços.

Atende melhor a demanda do público

Quantas vezes você precisou aguardar dias pela concretização de uma venda ou pelo envio e recebimento de um documento porque dependia da assinatura do responsável para, enfim, oficializar a transação? Isso ainda é muito comum nas empresas brasileiras. Já imaginou o tempo que se perde no processo? Quando você traduz isso em oportunidades de negócios perdidas, a situação fica ainda mais assustadora.

Isso pode ser resolvido com a criação de um certificado digital para a empresa. Assim, as autorizações oficiais ficam mais ágeis, gerando respostas muito mais rápidas e até mesmo de forma automatizada, caso deseje. O resultado é uma demanda muito maior sendo atendida em menos tempo, elevando os níveis de satisfação dos clientes e trazendo muito mais receitas para o negócio.

Passa maior segurança aos clientes

O Brasil é o país campeão em número de fraudes pela internet. Isso tem contribuído para o aumento da desconfiança das pessoas, principalmente em operações que exigem dados pessoais. Mas, com um certificado digital, a empresa pode resolver esse problema.

O certificado digital é muito mais do que uma simples assinatura eletrônica para a identificação da pessoa. Ela tem validade jurídica e precisa ser renovada periodicamente (o tempo depende do tipo) para aumentar a segurança e privacidade dos dados. Assim, o cliente sente maior confiança para seguir com as operações na sua empresa.

Aumenta os níveis de produtividade

Lembra quando falamos das demandas não atendidas pelo tempo perdido com a espera de assinaturas de documentos? Então, o certificado digital permite economizar esse tempo, uma vez que a assinatura pode ser enviada ou recebida pela internet e de forma remota.

Com mais tempo disponível para dedicar ao negócio, a produtividade é aumentada e novas estratégias podem ser colocadas em prática para reforçar a vantagem competitiva.

Desburocratiza processosM

Os certificados digitais também podem gerar vantagem competitiva no quesito fluidez de tarefas. A assinatura faz parte de um processo burocrático que é necessário para garantir a validade jurídica em uma operação de valor. O problema é quando conseguir essa assinatura se torna um complicador, criando-se novos métodos de trabalho para consegui-la, por exemplo.

Com o certificado digital, todos esses desafios são facilmente superados, eliminando processos em vez de adicionar novos. Ou seja, há uma desburocratização dos processos.

Alguns tipos de negócios, como escritórios de contabilidade e financeiras, dependem muito da assinatura de seus gestores ou outros profissionais autorizados para liberar documentos oficiais aos seus clientes, órgão governamentais, etc. Isso faz dos certificados digitais uma ferramenta crucial para o sucesso da empresa.

E você, já assina documentos de forma digitalizada? Conte para a gente nos comentários!

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