fbpx

O que muda com a nova fiscalização do CFC?

 

Tudo muda à medida que a tecnologia avança. Com os escritórios de contabilidade também funciona dessa maneira: com frequência, novas possibilidades surgem para substituir as antigas técnicas.

Em função disso, ao longo de todo o ano de 2016, a Comissão de Validação das Rotinas de Desenvolvimento do Sistema de Fiscalização Eletrônica do CFC/CRCs reuniu-se para realizar algumas mudanças na ferramenta de fiscalização.

Confira no post de hoje as principais mudanças lançadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Conheça as novidades e descubra como ser um profissional contábil inovador para lidar com as exigências da nova forma de fiscalização do CFC.

Acompanhe!

O Conselho Federal de Contabilidade

Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público, o CFC é integrado por um representante de cada estado, além de um do Distrito Federal, totalizando 27 conselheiros efetivos.

Entre outras finalidades, o CFC atua na orientação, na normatização e na fiscalização do exercício da profissão contábil por meio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que se encontram nos estados e no Distrito Federal.

Além disso, cabe ao CFC a decisão, em última instância, a respeito dos recursos de penalidade eventualmente imposta pelos Conselhos Regionais — além de regulamentar os princípios contábeis, os programas de educação continuada e o cadastro de qualificação técnica. Também cabe ao Conselho editar as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Mudanças com a nova forma de fiscalização do CFC

A moderna ferramenta de trabalho dos contadores é chamada de E-fiscalização — ou fiscalização eletrônica. Esse novo método de inspeção faz com que todos os processos anteriormente realizados de forma manual passem a ser efetuados em conjunto e dentro de um único sistema.

Assim, o software surge para auxiliar os profissionais em todas as suas tarefas cotidianas. Além disso, outra mudança é que a assinatura do profissional contábil passa a ser feita de forma eletrônica, não mais a caneta.

O sistema funcionará como uma plataforma online, na qual os Conselhos solicitarão as informações e os respectivos documentos capazes de comprová-las. É também por meio da plataforma que os fiscais farão suas avaliações e poderão dar pareceres.

Vantagens do novo sistema

Em síntese, essa mudança trará simplificação para os processos, trazendo também desdobramentos positivos — tanto para as empresas quanto para os escritórios de contabilidade.

É bom lembrar que essa forma de fiscalização inovadora foi desenvolvida justamente para tornar todos os processos contábeis mais ágeis e seguros, proporcionando, ainda, uma redução de custos para as empresas.

Afinal, o trabalho antes realizado por várias pessoas agora pode ser feito por um número menor de colaboradores. Nesse sentido, as vantagens atingem tanto as empresas e seus representantes quanto os Conselhos.

Com a E-fiscalização, o segundo grupo pode economizar com despesas envolvendo o deslocamento de fiscais e o primeiro grupo poderá lidar com as questões burocráticas virtualmente, sem precisar preocupar-se com questões ligadas ao armazenamento de documentos físicos e ao recebimento de fiscais.

Com relação à segurança da fiscalização, as informações fornecidas passam a ser mais precisas e confiáveis. Isso garante maior agilidade aos processos e integração de informações pelos diferentes conselhos, o que evita divergências nas fiscalizações, otimização na comunicação e maior objetividade em todo o processo.

Unificação de trabalhos de fiscalização

O objetivo desse recente mecanismo de fiscalização do CFC é unir em um único sistema todo o trabalho de fiscalização e gerenciamento dos processos contábeis.

Assim, a unificação possibilita a interação entre os contadores e as organizações contábeis, de modo que os serviços com divergências — tais como lavratura de autos de infração e abertura de processos — sejam todos feitos eletronicamente.

Com as informações prestadas pelo contribuinte, os Conselhos regionais e o federal terão as mesmas informações à sua disposição, o que permite um maior dinamismo aos procedimentos, menor incidência de erros e a diminuição do retrabalho.

Esse trabalho sistêmico garante maior segurança e prevenção a fraudes. É uma tendência que vem ganhando terreno no país há alguns anos.

A tecnologia também foi a responsável pelas inovações trazidas pelo SPED, que têm transformado a rotina de empresas e profissionais da contabilidade no país inteiro — ou seja, trata-se algo que já vem fazendo parte da vida dos contadores e que deve ganhar ainda mais espaço no futuro.

Implantação da ferramenta E-fiscalização

A implantação dessa ferramenta deve ocorrer lentamente, pois serão enviados e-mails para os contadores e para as organizações contábeis. Neles serão informados quais procedimentos devem ser realizados por meio de um link e uma senha de acesso para a plataforma.

Dentro dela, os contadores deverão preencher todas as informações solicitadas para que os seus dados sejam devidamente analisados. Caso haja alguma dúvida por parte do Conselho Federal de Contabilidade, poderão ser solicitados outros documentos — os quais serão enviados em formato PDF.

A comodidade no uso do E-Fiscalização é enorme, visto que os contadores não precisam ter uma sede física para ter acesso ao software. A resposta a ser enviada via sistema não será exigida instantaneamente, o que permite que o contador responda os questionamentos no momento oportuno. Só é preciso lembrar que os prazos devem ser cumpridos.

Documentos a serem avaliados na fiscalização eletrônica

Nesse ponto, é preciso esclarecer uma dúvida. Não foram os processos que mudaram, mas o meio pelo qual eles se passam — ou seja, com a E-Fiscalização, os procedimentos deixam de se passar no mundo físico para irem para o mundo virtual.

Sendo assim, a documentação exigida segue sendo a mesma. Os documentos a serem analisados pelo programa de fiscalização eletrônica não mudaram.

Entre eles estão a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, a Escrituração Contábil, as Demonstrações Contábeis, o perfil do executor de serviços fisco/contábeis, as alterações contratuais do escritório e as perícias e auditorias.

As exigências da nova contabilidade

Não somente por conta da E-Fiscalização, mas devido ao cenário que se apresenta, é preciso que o contador esteja atento às transformações que envolvem a sua profissão.

Além dessa mudança, é preciso destacar também o impacto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) — que, desde 2007, vem alterando a maneira de proceder dos profissionais, seja em termos fiscais, seja em termos trabalhistas.

Na prática, o SPED foi somente o início de um processo que tende a tornar os processos mais ágeis e, consequentemente, dar ao governo condições de fazer análises mais seguras do cumprimento das obrigações.

Assim, um aspecto importante da atuação do contador deve ser destacado: mais do que simplesmente cumprir com suas obrigações legais, ele deve também contemplar seus clientes com um serviço eficiente e seguro, evitando riscos de autuações.

Pode-se dizer, então, que as mudanças advindas da nova forma de fiscalização do CFC e de demais exigências obrigou as empresas a se adequarem às atuais tecnologias nos setores de contabilidade. Os antigos procedimentos foram modificados e a maneira de lidar com os afazeres do dia a dia também.

As mudanças com a E-Fiscalização trarão maior qualidade aos processos, além de segurança. Para tanto, é preciso que as pessoas envolvidas estejam devidamente preparadas para evitar problemas com a compreensão do novo mecanismo e para manter o escritório atuando de maneira compatível com as exigências.

Para tanto, é preciso pensar em formação e atualização. Saiba mais a seguir!

O contador e as novas normas de contabilidade no Brasil

Existem regras às quais o profissional contábil precisa se adequar para prestar serviços: as normas contábeis do Brasil devem ser cumpridas por todos os contadores no território nacional.

Assim, a grande referência é o conjunto de Normas Internacionais de Contabilidade — ou International Financial Reporting Standards (IFRS) —, que foi implantado em nosso país justamente para uniformizar políticas contábeis e procedimentos.

A contabilidade é influenciada pelo meio em que se encontra. Por isso, a linguagem contábil não é homogênea e costuma variar de acordo com cada nação.

Dessa forma, a contabilidade internacional é quem se responsabiliza pela criação de um elo entre os diferentes relatórios financeiros contextualizados de acordo com diferentes países e define métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir de uma contabilidade local.

Com a vinda do capital estrangeiro para o Brasil, a necessidade de se trabalhar com uma contabilidade racionalizada e criteriosa se fez maior, o que justifica a importância das normas internacionais e a devida adaptação a elas por parte do contador.

eLearning contábil

Todo profissional que deseja ter chances de crescimento no mercado necessita continuar estudando — é preciso ir além da simples formação em sua área de atuação. Por isso, todo contador deve procurar alternativas para garantir essa evolução.

A forma de aprendizado eLearning (Electronic Learning) — ou seja, Aprendizagem Eletrônica, também conhecida como Ensino a Distância — é uma ótima opção para aprender a lidar com os novos programas da CFC e estar em dia com as normas internacionais. Por meio dessa ferramenta é possível iniciar a utilização dos aplicativos com aulas online.

A alternativa é válida para que você se atualize sem que comprometa tanto a sua agenda e as suas atividades de rotina. Um dos diferenciais do ensino online é que ele permite uma maior flexibilidade em termos de horários e de métodos de estudo, dando a você condições de aprender da maneira que mais faz sentido para o seu perfil.

Assim como o governo usa da tecnologia para sofisticar o seu trabalho, você também pode recorrer a esse tipo de recurso para qualificar-se profissionalmente. É bom lembrar que a tecnologia tem encurtado distâncias e simplificando ações — por isso, não deixe de ter essa ferramenta ao seu lado sempre que possível.

Desenvolvimento da carreira de contadores

O profissional de contabilidade é aquele que concluiu o curso de graduação em Ciências Contábeis ou um curso Técnico em Contabilidade.

Porém, para atuar profissionalmente, seja como autônomo ou contratado por uma empresa, é necessário obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), viável apenas para quem for aprovado em um exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Esses são os requisitos básicos para atuar profissionalmente. Entretanto, para se destacar no mercado a ponto de trazer soluções interessantes para os clientes e ainda crescer profissionalmente, é preciso ir adiante — investindo em cursos ou participando de palestras e workshops.

Desde 2016, vários profissionais da área contábil passaram a ser incluídos no rol daqueles obrigados ao cumprimento da pontuação junto ao Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), exigido pelo Conselho Federal de Contabilidade, regulamentado por meio da norma NBC PG 12, de 21 de novembro de 2014.

Seguindo uma tendência mundial, a previsão é que, em poucos anos, 100% dos profissionais de contabilidade estejam sujeitos ao PEPC.

Reciclagem profissional

Como mencionamos, além de fazer a faculdade ou o curso técnico, o profissional de contabilidade precisa estar sempre se atualizando. Para alavancar a carreira, a reciclagem profissional deve ser realizada de tempos em tempos.

Uma das opções de atualização é fazer uma pós-graduação, especialização ou algum dos cursos credenciados no Programa de Educação Profissional Continuada.

Para aqueles que não gostam de frequentar aulas presenciais, uma opção para prosseguir estudando é acessar o portal da BLB Brasil Escola de Negócios. Nele são oferecidos cursos de aperfeiçoamento e outras informações relevantes a respeito de contabilidade, tributos, gestão e finanças.

Enfim, o novo momento da contabilidade segue a nova era que a tecnologia trouxe para a sociedade como um todo. Em todas as áreas existem mudanças e todas elas exigem dos profissionais envolvidos a devida adaptação para que não fiquem pelo caminho. Seja você um agente da transformação e qualifique-se sempre para se destacar no mercado.

Agora que você já sabe a respeito da nova forma de fiscalização do CFC e seus desdobramentos, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Espalhe as novidades!

eBook PEPC

More in this category: Tire aqui suas dúvidas sobre sucessão empresarial! » Como elaborar um programa de treinamento na sua empresa? » Entenda o impacto da tributação na tomada de decisão da empresa » Tudo sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas em empresas » Case de sucesso: a experiência com nossos cursos EAD » O que você precisa saber sobre cultura organizacional está aqui! » Quais são os impactos de uma metodologia de ensino na formação profissional? » Transformação financeira: como liderá-la em uma empresa? » 3 aplicações práticas dos instrumentos financeiros derivativos e não derivativos » 6 sites e portais que todo contador deve conhecer » Habilidades de contabilidade: por que profissionais de outras áreas devem adquiri-las? » O que fazer para se manter atualizado no mundo contábil? » Crise econômica: 7 lições que um contador deve levar consigo para uma retomada financeira » Like a boss! Desenvolva as habilidades gerenciais necessárias para ser um ótimo gestor » Trilha de Carreira: veja como usar a ferramenta para alcançar seus sonhos! » Afinal, por que advogados devem estudar contabilidade? » 8 dicas para vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil » Entenda o que é crime tributário e saiba como evitá-lo » Como chegar mais rapidamente em um cargo de liderança? » 9 dicas de gerenciamento do capital de giro » Arrendamento mercantil: quais são as diferenças no Brasil e no exterior? » [Case de Sucesso] BLB Brasil Escola de Negócios e Grupo Farroupilha » Crescimento horizontal e vertical: entenda suas principais diferenças » Compreenda o método GTD e saiba como ele pode ajudar você nos estudos » Diferenças e aplicações do ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico » Está com alguma dívida ativa? Saiba como sair dessa! » Como as dívidas podem interferir no grau de investimento da sua empresa » Descubra as metodologias para otimização de tempo nos estudos » Panorama sobre combinação de negócios » Conheça as diferenças entre tributo e multa tributária » Você sabe o que é DVA? Entenda! » Jim Collins: 5 lições do guru da AMBEV » Contabilidade industrial: 5 dicas para você aplicar na sua empresa » Fui promovido após o curso da BLB Brasil Escola de Negócios: case de sucesso do aluno Fagner Oliveira » DMPL: o que é e qual o seu papel? » As 6 novas responsabilidades de um CFO moderno » Conheça os momentos mais estratégicos para capitalizar a empresa » Qual a diferença entre demonstração financeira e contábil? » Existe diferença na tributação do ICMS de loja física e online? » 9 estilos de liderança e qual é mais recomendado para cada situação » Saiba por que há normas contábeis mais restritas para PMEs » Veja o que fazer para cumprir a NBC PG 12 – Educação Continuada para Contadores » Entenda melhor o recolhimento da CSLL » 7 tendências de tecnologia para a área contábil » O que fazer para evitar passivos trabalhistas? » Liderança: artigo de luxo no planeta » Quais são os ativos obrigados ao Teste de Recuperabilidade (impairment)? » Como se preparar para ser um auditor contábil? » É melhor ser um contador autônomo ou abrir um escritório? » Saiba estruturar uma controladoria contábil nas empresas » Como a liderança impacta diretamente a motivação de uma equipe » Entenda como o Open Banking vai mudar os serviços de contabilidade » 8 erros de um fechamento contábil mensal que você deve evitar » Você está preparado para as mudanças que o eSocial vai provocar? Veja aqui! » Você sabe mesmo estudar? Saiba montar um planejamento de estudo mais produtivo » Afinal, o que é o passivo ambiental? » 3 novas normas contábeis para 2018 » Veja por que você deve investir em sua própria capacitação profissional » Compreenda a importância da educação continuada nas empresas » Saiba como funciona uma auditoria SPED! » O que é a tabela CFOP e qual a sua funcionalidade? » Saiba mais sobre os benefícios do planejamento patrimonial e societário » Profissional controller: entenda a importância de ter um em sua empresa » Quanto vale meu negócio? Aprenda a calcular o valor da empresa » Entenda como funciona a contabilidade fiscal de uma vez por todas » O que é EBITDA e como fazer seu cálculo corretamente? » 5 relatórios gerenciais imprescindíveis para qualquer negócio » O uso dos certificados digitais gera vantagem competitiva! Entenda como isso ocorre » O que é contabilidade rural? » Treinamento de liderança: por que devo investir? » Confira essas 7 carreiras de sucesso no mercado financeiro! » 5 erros nos lançamentos contábeis que as empresas ainda cometem » Confira 9 técnicas de negociação para colocar em prática na sua empresa » O que é SPED fiscal? Saiba como gerá-lo com sucesso! » Como ter um efetivo desenvolvimento de liderança na empresa? » Carreira de contabilista: tipos de cargos, dicas de cursos e especializações » Ativo intangível: reconhecimento contábil » CPC-01: Redução do Valor Recuperável de Ativos » Plano de carreira para o contador: como fazer e qual sua importância » Quais as vantagens das leis de incentivos fiscais? » Contabilidade empresarial: o que é? » O que é o CPC 29 e quais as definições sobre Avaliação de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas? » A importância da avaliação dos índices contábeis de uma empresa » Capacidade técnica como base de liderança para o sucesso do negócio » Como ser um líder nos dias de hoje? » Confira aqui alguns mitos e verdades sobre o ensino a distância » Você sabe mesmo o que é contabilidade de hedge? » O que todo empreendedor contábil deve saber sobre o SPED! » 7 dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho » Abertura de mercado de capital: entenda o processo com facilidade! » Como funcionam os cursos apostilados? » Quais as decisões contábeis mais importantes para aquisição de empresa? » É melhor fazer um curso presencial ou online? » SPED Contábil: o que é e como funciona? » Contabilidade Agropecuária: você sabe como funciona? » Conheça a diferença entre habilidade e competência » Guia grátis – Guia de sucesso para capacitação na área contábil » Entenda mais sobre a aplicação de BI para área de contabilidade » Segurança da informação: o que é e como mantê-la no setor contábil? » 8 competências profissionais que todo bom contador deve buscar » Due Diligence: você sabe o que é e como interfere na área contábil? » Cursos online: descubra como é a aceitação no mercado de trabalho » Treinamento de equipe: como executá-lo em sua empresa? » Qual a importância da tecnologia para a área contábil? » eBook grátis – Manual Definitivo do eSocial: entenda qual é o impacto nas empresas » Disciplina nos estudos online: o passo a passo para estudantes de EaD » Entenda como fazer uma gestão de custos e preços eficiente » Ativo e passivo: saiba como mensurar os resultados » Saiba como usar os incentivos fiscais para o crescimento empresarial » Regime de caixa e regime de competência: veja as diferenças e saiba como usá-los » Conheça 7 dicas para ter uma área de contabilidade melhor » Entenda a importância das demonstrações contábeis » Qual o papel do Controller na gestão empresarial? » Demonstração do resultado do exercício: como fazer para ter um 2017 de sucesso? » Descubra diferentes formas de obter uma atualização profissional » Conheça 7 livros de contabilidade gerencial mais relevantes no mercado » Saiba a importância do fechamento mensal em uma empresa e veja como fazer » O que é balanço patrimonial e como aplicá-lo? » eBook grátis Manual Definitivo da Auditoria Contábil » Conheça as alterações para declarar o imposto de renda de 2017 » CMV: o que é e como calcular » Cancelamento de Nota Fiscal: entenda mais sobre o assunto » Conheça 10 vantagens do planejamento tributário para uma empresa » Entenda tudo sobre compliance » Ainda vale a pena fazer um curso presencial? » Veja como preparar a sua equipe para uma auditoria anual » eBook grátis ­– Guia Básico de Contabilidade para não Contadores » Saiba como montar processos de auditoria » Entenda quais são os tipos de impostos para cada tipo de empresa » Dicas para contratar um profissional de contabilidade para o time » Saiba o que é um curso eLearning » Qual é a importância da nota fiscal eletrônica? » Fundamentos de finanças corporativas para contadores » O que fazer para qualificar a contratação de funcionários? » Entenda a importância da contabilidade de custos para um negócio » Como funciona o setor de finanças empresariais? » Veja como as informações contábeis são importantes nas tomadas de decisão » Conheça as melhores práticas de treinamento de funcionários » Entenda a importância da conciliação bancária » O que é contabilidade societária? » Entenda o que é CND » Contabilidade internacional: entenda mais sobre isso » Contabilidade empresarial: o que é? » Entenda a relação entre contabilidade e certificado digital » eBook grátis – Um Guia sobre Instrumentos Financeiros na Contabilidade » Saiba o que é a DRE na contabilidade » Veja como emitir o DANFE » Quais são as vantagens de fazer um curso online? » Veja as dicas para quem busca profissionalização em contabilidade » Entenda o que é CMN » Entenda a importância de um planejamento tributário em uma empresa » Como anda o mercado de trabalho em contabilidade » Saiba mais sobre a adoção das IFRS para PME e a revisão proposta pelo CFC » Entenda como reestruturar uma empresa financeiramente » Como se planejar para fazer mais cursos e especializações? » Como é o trabalho em uma auditoria contábil? » IFRS para Pequena e Média Empresa » Saiba da importância da matemática financeira nas empresas » Conheça algumas dicas para estudar online » Entenda a importância da conduta ética no ambiente de trabalho » Contabilidade tributária: entenda mais sobre o assunto » O que é a escrituração contábil digital? » O que é e qual a importância do contrato de prestação de serviços? » Avaliação a Valor Justo ou Fair Value: o que você precisa saber sobre o assunto? » 8 competências profissionais que todo bom contador deve buscar » Lucro real e lucro presumido: entenda as diferenças » Balanced scorecard na contabilidade: como implantar? » Ética empresarial: saiba o que é e qual a sua importância » Guia de organização e responsabilidades do contador » Como fazer um planejamento estratégico de finanças? » 8 erros na gestão financeira da sua empresa que precisam ser evitados » O que falta saber sobre a Lei de responsabilidade fiscal? » Plano de carreira: como o coaching pode ajudar na sua vida profissional? » 4 indicadores financeiros para analisar a saúde financeira da sua empresa » Contador 2.0: o que você precisa saber para ser um profissional de destaque? » O que é o CPC 29 e quais as definições sobre Avaliação de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas? » 8 fatores que garantem uma mudança organizacional de sucesso » O que é um fundo de reserva? Descubra mais sobre esse recurso » 7 maneiras de desenvolver lideranças consistentes na sua equipe! » Contabilidade estratégica: como tornar uma empresa mais competitiva? » Nova forma de fiscalização do conselho federal de contabilidade: quais são as mudanças? » eBook – Guia Completo do Programa de Educação Profissional Continuada » Como se manter atualizado na área de contabilidade? » Ensino a distância auxilia no seu aprendizado mesmo durante a crise? » Entenda mais sobre o CPC 32: tributos sobre o lucro » Como inovar no setor de contabilidade pode alavancar os resultados da empresa? » Instrumentos financeiros: Entenda do que se trata a norma IFRS 9 » Bloco K para 2017: O que vai mudar na sua empresa e como se adequar? » Contabilidade de Hedge: entenda o conceito e como ele pode ajudar sua empresa! » Instrumentos financeiros: entenda os fundamentos » Como escolher um curso de contabilidade que atenda às suas expectativas? » Como investir na carreira e buscar uma especialização em contabilidade? » International Financial Reporting Standards: o que sua PME precisa saber » Planejamento de carreira: 7 erros que podem destruir sua vida profissional! » Qual a importância da tecnologia na contabilidade para os profissionais da área? » Quais as vantagens de um planejamento estratégico para a área de contabilidade? » 5 dicas para você deixar de ser chefe e entender como ser um líder! » 9 séries de TV que todo profissional de contabilidade precisa assistir! » O que é educação profissional continuada e por que você precisa investir nisso? » 9 práticas para fazer um networking de sucesso! » Curso de extensão em contabilidade: por que continuar estudando? » 6 tendências da contabilidade para você acompanhar » O que é PEPC? Entenda mais sobre o programa » Pare e reflita: você está satisfeito com a carreira? » Plano de contas: entenda por que é importante desenvolvê-lo! » Curso de Contabilidade online: vale a pena fazer? » Habilidades gerenciais: seja um ótimo gestor! » Como aproveitar um Curso de Contabilidade online? » Cursos In Company: o que são e por que contratá-los? » Controller: o que é e o que faz? Saiba agora! » Gestão de patrimônio: como fazer o teste de impairment » Obrigações legais referentes ao planejamento financeiro » Qual o papel da gestão da inovação nas empresas? » Liderança: é possível desenvolvê-la? » Gestão da mudança organizacional: o que é e como deve ser feita » Saiba o que um contador pode fazer por sua empresa » Guia básico de contabilidade para não contadores » Quais campos da contabilidade oferecem boa remuneração? » Por que contabilidade e gestão devem andar juntas? » Entenda as vantagens da comunicação entre os departamentos contábil e jurídico » Como o conhecimento da legislação impacta na carreira contábil? » Qual a importância da definição dos ativos fixos em sua empresa? » Você conhece o teste de recuperabilidade de ativos? » Sua empresa está pronta para o Bloco K? » Imposto de renda diferido: você sabe o que fazer nessas situações? » Por que contratar a consultoria contábil e jurídica para sua empresa? » A importância do atendimento ao cliente para os contadores » O que mudou no exercício profissional do contador? » Como abrir seu próprio escritório contábil » Contabilidade gerencial: o que é e qual sua importância » O que é e como funciona a contabilidade tributária » Conciliação bancária: o que é e por que fazer » A importância da comunicação do contador com os setores da empresa » Entenda a valorização do profissional contábil » Entenda a afirmação “a contabilidade é a língua dos negócios” » A importância da reciclagem de conhecimento para o contador » Entenda por que contadores são os grandes parceiros das PMEs » 6 filmes que todo contador deve assistir » 7 grandes contabilistas para se inspirar » 4 motivos para o contador nunca parar de estudar » 7 diferenciais que seu escritório de contabilidade deve ter » 8 motivos para fazer cursos de reciclagem para contadores » O que é preciso para abrir um escritório de contabilidade? » Norma NBC PG12: tudo o que você precisa saber sobre o programa de Educação Profissional Continuada » 6 livros que todo profissional de contabilidade deveria ler » O que são as normas internacionais de contabilidade (IFRS)? » O que é preciso para ser um contador de sucesso? » Nova contabilidade: entenda como ela impacta os contadores » Employee Value Proposition: base para retenção de talentos » Balanço Patrimonial – O que é e qual sua estrutura? » Capital humano: é preciso investir » Gestoras de private equity estão de olho no mercado brasileiro » Regras sobre adoção de novos critérios contábeis e tributários são regulamentadas » Regime especial tributário nas incorporações imobiliárias » Fusões e aquisições de empresas: e o consumidor com isso? » Parecer normativo da RF trata da tributação das permutas de imóveis » Encargos financeiros sobre empréstimos e financiamentos » MP 627 de 2013 é convertida em lei com vedações e reabertura Refis » Usinas poderão utilizar-se de créditos PIS/Cofins » Encargos financeiros sobre empréstimos e financiamentos » Instrumentos financeiros – Conceitos básicos das normas IFRS » Como os contadores podem acompanhar as mudanças no mercado » 8 vantagens de aprender com o eLearning »
Post anterior Plano de carreira: como o coaching pode ajudar na sua vida profissional?
Next Post O que falta saber sobre a Lei de responsabilidade fiscal?

Add Comment

[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]
[CDATA[ */ function read_cookie(a) { var b = a + "="; var c = document.cookie.split(";"); for (var d = 0; d < c.length; d++) { var e = c[d]