Como inovar no setor de contabilidade pode alavancar os resultados da empresa?

Como inovar no setor de contabilidade pode alavancar os resultados da empresa?

6 minutos de leitura

Inovação é a palavra de ordem na administração de empresas, independentemente da área. Ou seja, inovar no setor de contabilidade também é benéfico.

Atualmente, com a enorme concorrência e a dificuldade em reduzir custos, os empresários investem cada vez mais em diferenciais que atendam às necessidades dos clientes e abusem de estratégias criativas para descobrir processos mais simples. Diminuindo o tempo de execução das tarefas, atraindo mais clientes e aumentando a rentabilidade da empresa.

Inovação não é só uma moda, é a forma que as empresas estão encontrando de se destacar e se firmar em meio a um cenário não muito favorável. E inovar no setor de contabilidade faz muito sentido para ter melhores resultados. Confira:

Como a falta de inovação atrapalha o crescimento dos negócios?

Poucas empresas de contabilidade dão a importância necessária para a inovação. Afinal, seguir os processos já estabelecidos é muito mais fácil, já que o serviço depende de muitas leis; muda com frequência e não dá para ficar inventando moda, certo? Errado. Quem não busca novidades perde a oportunidade de se tornar uma empresa referência na área em que atua e atrair mais clientes.

Veja a Apple, por exemplo. Atualmente, ela é líder no setor em que atua, mas nem sempre foi assim. O segredo do sucesso dela é investir em inovação, com foco na melhoria de vida do cliente; atendendo suas necessidades; facilitando a sua vida. Independentemente do setor de atuação, a empresa que consegue investir nessa forma se destaca. Consegue cobrar mais pelos serviços e se sobressai frente à concorrência.

A lição do Brasil

No Brasil, a cultura do empreendedorismo e da inovação não é muito comum. Por isso, a população paga um preço bem alto. Por exemplo, após passarmos por uma boa fase de crescimento na década passada, a falta de incentivo em tecnologia fez com que o país entrasse na recessão atual. Com a falta de inovação, não é fácil sair dessa crise, criando um círculo vicioso que impede o crescimento e atrapalha a economia local.

Tendo isso em mente, com certeza, você já percebeu que não dá para deixar a inovação para depois. Afinal, seu concorrente pode tomar a dianteira e passar sua empresa de contabilidade para trás. Por isso, veja as principais consequências de não investir em inovação na sua empresa de contabilidade e descubra como trazer essa caraterística para o seu negócio.

1. Perda de clientes

A empresa de contabilidade precisa oferecer facilidade para seus clientes. Afinal, eles o contratam para evitar as burocracias e ter a segurança de estarem sempre com as contas dentro da lei. Por isso, é bom oferecer novidades e facilidades. Investir em formas de baratear os custos dos serviços para eles.

Por exemplo, se você atender uma empresa de outra cidade, que tal trazer a tecnologia para reduzir o número de viagens do seu cliente, com reuniões por vídeo, via internet e armazenamento de documentos em um dispositivo em nuvem? Com certeza eles vão gostar da economia.

Se a sua empresa não fizer isso, outra que esteja por dentro das tendências da contabilidade fará. Ou os clientes podem ficar irritados com a sua burocracia e dificuldade de absorver as novas tecnologias e trocar seus serviços pelos de outra empresa. Em tempos difíceis, não é uma boa estratégia perder clientes. Por isso, faça o que estiver ao seu alcance para agradá-los.

2. Dificuldade de se manter no mercado

Depois de ver o primeiro tópico você já entendeu que não inovar pode ser bem sério para a sobrevivência de um negócio, não é mesmo?

A redução do número de clientes compromete seu faturamento e pode fazer com que a empresa tenha que diminuir seu tamanho, perdendo relevância no mercado e tendo que abrir mão de profissionais competentes.

Esses fatores fazem com que seja cada vez mais difícil melhorar a sua carteira de clientes e, com o tempo, pode fazer até com que a empresa feche.

3. Maior margem de erro

A tecnologia é a maior arma quando o assunto é inovar no setor de contabilidade pois permite a automatização de alguns processos de trabalho que simplificam o dia a dia dos clientes e da empresa e dão menos margem de erros, que podem ocasionar problemas graves, como multas altas para os clientes.

Se a sua empresa ainda tem todos os processos manuais, passou da hora de investir em inovação. Por mais cuidadoso que você seja, a chance de cometer um erro com o processo humanizado é maior e você pode prejudicar muito seus clientes, o que certamente fará com que o abandonem em busca de maior segurança.

Aprenda a inovar no setor de contabilidade

Agora que você já compreendeu a importância da criatividade na contabilidade, certamente está se perguntando: o que se pode fazer para trazer essas mudanças à sua empresa, não é mesmo? Para ter ideias, basta observar as inovações de empresas de sucesso em outros setores que podem ser adaptadas à sua rotina.

Um bom exemplo é utilizar a internet e as redes sociais para captação de clientes. Outra é apostar nas estratégias do setor de vendas para se aproximar e cativar os clientes.

Entrando em contato constantemente para saber se ele está satisfeito com os serviços prestados ou deseja sugerir alguma melhoria. Se não conseguir ter reuniões frequentes com seu cliente, dê um jeito de estar sempre disponível, seja por WhatsApp, e-mail, ou outra ferramenta que seja prática para ele.

Invista em mais segurança no armazenamento dos documentos dos seus clientes, como bons serviços de nuvem para fazer upload das cópias e garantir que nada vai desaparecer. Outro fator indispensável é garantir que a sua equipe esteja atualizada e bem treinada. Funcionários qualificados sugerem mais melhorias e ficam mais tempo nos empregos, colaborando para o aumento do know how da sua empresa.

Invista em equipamentos e programas que possam melhorar a qualidade do trabalho que sua empresa presta, a infraestrutura do seu escritório, o visual e a marca da sua empresa. Detalhes muito importantes para tornar seu empreendimento mais atrativo para novos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *