A importância da comunicação do contador com os setores da empresa

A importância da comunicação do contador com os setores da empresa

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As International Financial Reporting Standards (IFRS) são normas internacionais de contabilidade que servem para nortear profissionais e empresas de todo o mundo a seguirem regras e boas práticas. O atendimento a essas normas, entretanto, só é possível se houver uma comunicação efetiva entre o profissional de contabilidade e os outros setores da empresa, garantindo uma integração benéfica.

Foi-se o tempo em que o contador ficava em uma sala isolada na empresa. Agora, com a nova contabilidade, é indispensável abrir e manter um canal de comunicação entre a área contábil e profissionais das demais partes do negócio.

Veja a seguir qual é a importância da comunicação do contador com os setores da empresa:

Aumento da transparência

O bom relacionamento do contador com outros setores aumenta a transparência das operações da empresa em geral, inclusive em relação à própria contabilidade. Como mais comunicação significa mais integração, é mais fácil conhecer profundamente os resultados de cada setor e como eles impactam diretamente no crescimento final.

É o caso, por exemplo, de o contador manter contato com a gestão de compras, de estoque e de vendas. Dessa forma, existe muito mais transparência nesse fluxo de trabalho, que se torna mais direto e ágil, já que o contador conhece os dados de todos os setores.

Isso evita que a empresa realize operações obscuras, ainda que involuntariamente, o que pode causar problemas tanto na regularidade quanto na avaliação de resultados.

Diminui as chances de erro

Outro resultado desse processo é a diminuição das chances de erros na contabilidade, assim como na gestão dos diferentes setores. Isso se deve ao fato de que mais comunicação e mais integração permitem uma conferência mais acurada de dados e informações estratégicas.

Ainda sobre o caso da comunicação com as gestões de compras, vendas e estoque, ao conhecer os dados e demandas de cada um desses setores, a contabilidade pode encontrar e eliminar quaisquer incongruências de informação entre eles. Afinal, a empresa não pode vender mais do que a gestão de estoque indica que há disponível, não é mesmo?

Garante o atendimento à legislação

Com mais transparência e menos erros, a comunicação do contador com outros setores da empresa ajuda também no atendimento à legislação específica. Isso acontece porque profissionais de diferentes áreas, como engenheiros ou do setor de recursos humanos, nem sempre têm conhecimento específico e abrangente sobre as obrigações fiscais, por exemplo.

Por causa disso, é natural que aconteçam erros por parte desses profissionais se eles não forem assistidos corretamente — e esses erros podem causar problemas mais graves com o Fisco ou outros órgãos reguladores.

Como é o contador o responsável por entender profundamente sobre a legislação e as obrigações específicas, a comunicação dele com demais setores permite que outros profissionais saibam o que é preciso ser feito do ponto de vista contábil para que todos os requisitos sejam atendidos adequadamente.

Aumenta a segurança

Se essa comunicação diminui os erros e garante um atendimento melhor à legislação, então ela naturalmente leva a um aumento da segurança. Essa melhora é devida ao fato de que a empresa fica menos sujeita a problemas com a fiscalização, por exemplo, assim como passa a estar mais protegida contra multas e sanções.

Dessa forma, a comunicação do contador com outros setores também é uma forma de garantir a regularidade fiscal da empresa, garantindo que tudo esteja sempre em ordem e que o negócio esteja blindado contra problemas dessa natureza.

Favorece a organização

Mais comunicação também significa menos dados duplicados, assim como menos informações irrelevantes sendo consideradas. Ou seja, a organização de toda a empresa é favorecida.

Esse tipo de organização é importante para a contabilidade porque permite maior controle e assertividade no pagamento de tributos e cumprimento de obrigações, por exemplo. Ao mesmo tempo, para outros setores essa organização ajuda em toda a gestão, que se torna mais facilitada e encontra menos barreiras entre a avaliação do problema e o processo da tomada de decisão em geral.

Melhora na tomada de decisão

Por meio de demonstrações contábeis, relatórios e análises diversas, o contador também desempenha um papel muito importante na tomada de decisão, já que a apoia ao fornecer informações úteis para que a empresa siga o melhor caminho possível.

Em conjunto com a gestão financeira, por exemplo, a contabilidade pode ocupar um lugar de destaque no planejamento da empresa, assim como na avaliação de resultados e delineamento de ações no futuro.

Do mesmo modo, outros setores também podem se beneficiar das análises oferecidas pela contabilidade, como o setor de comunicação e marketing da empresa. Com os dados e análises relevantes, a empresa pode se pautar em questões concretas para tomar as decisões, melhorando os resultados em geral.

Comunicação ajuda no crescimento

Nem todo empresário nota isso, mas ao garantir que o contador possa se comunicar com outros setores da empresa, ele também aumenta as chances de crescimento do negócio como um todo. Menos problemas fiscais significam mais oportunidades, enquanto mais organização e mais informação significam uma tomada de decisão mais competitiva e mais assertiva.

Como resultado, a empresa aloca e utiliza melhor os seus recursos disponíveis e está sempre dentro da lei, fortalecendo-se e destacando-se no mercado. Uma boa contabilidade também é útil para escolher a melhor e mais barata tributação, aumentando o capital disponível para investimentos. No final, a empresa consegue experimentar um crescimento maior e mais consistente graças à atuação da contabilidade em conjunto com outras áreas igualmente importantes.

A comunicação do contador com os setores da empresa é indispensável porque garante não apenas o atendimento às normas internacionais de contabilidade, mas também melhores resultados para o cotidiano da empresa em geral.

Mais regularização, segurança e organização, melhor tomada de decisão e crescimento são apenas algumas das consequências de uma comunicação integrada e bem feita entre diferentes equipes. Ao final, quem se beneficia é a própria organização, que se torna mais robusta e muito mais competitiva no mercado.

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