Como ter um efetivo desenvolvimento de liderança na empresa?

Como ter um efetivo desenvolvimento de liderança na empresa?

7 minutos de leitura

Toda organização que deseja obter resultados precisa desenvolver lideranças. O líder é o responsável por motivar e ajudar o aprimoramento profissional das pessoas, fazendo com que elas ajam no dia a dia de forma eficiente.

Dificilmente uma empresa encontrará um líder pronto, pois ele precisa ser desenvolvido estrategicamente conforme os objetivos da companhia. Desenvolver lideranças é uma tarefa que exige identificar e aprimorar competências capazes de criar oportunidades de negócios e gerar resultados.

Além disso, as empresas precisam compreender que o aprendizado formal tem que ser aliado a outras estratégias, mais práticas e ativas, que promovam um melhor aproveitamento e o sucesso na capacitação de seus líderes.

Veja a seguir mecanismos para ter um efetivo desenvolvimento de liderança na sua empresa!

Programa estratégico de desenvolvimento de liderança

Para conseguir um desenvolvimento de liderança eficiente, é fundamental ter um bom programa para auxiliar na identificação e evolução do profissional.

Geralmente, um programa estratégico desenvolve líderes altamente comprometidos e dinâmicos. Assim, a empresa conta com uma melhor gestão de pessoas, direcionada para o alcance dos objetivos.

A estrutura de um programa de sucesso

Um bom programa de desenvolvimento estratégico de liderança precisa conter aspectos fundamentais que resultarão em líderes assertivos e qualificados. Alguns desses aspectos são:

Estratégia

É preciso elaborar uma estratégia bem definida, com objetivos claros. Determine prazos para atingir as expectativas em relação à liderança.

Faça perguntas como: o que a empresa espera de um líder? Quais características diferenciam um líder em potencial de um colaborador comum? Quais são os critérios para essa identificação?

Ações contínuas

Identificados os líderes em potencial, a empresa precisa estabelecer uma série de ações contínuas que vão contribuir para o desenvolvimento da liderança.

Dentre essas ações, é importante incluir alinhamento com os objetivos da empresa, treinamentos técnicos e específicos, workshops e o feedback das pessoas sobre o futuro líder.

Mensuração de resultados

O programa precisa ser analisado e monitorado desde o início. Essa mensuração deve ser contínua para identificar os resultados, ou seja, se a liderança do colaborador está realmente funcionando.

Os resultados da mensuração indicarão se o profissional está exercendo a liderança da maneira desejada ou se haverá necessidade de ajustes no programa, como uma nova especialização.

Recompensas

Para elaborar um programa de sucesso, é preciso contar com uma estrutura bem definida, que começa na estratégia, passa pelas ações e termina na mensuração. Assim, pode-se seguir cases de sucesso e implantar sistemas de recompensa e, com isso, desenvolver líderes muito melhores.

No seu programa de desenvolvimento de liderança, a Danone, por exemplo, oferece recompensas para os melhores projetos de liderança, tais como viagens e cursos. Essa ação amplia o engajamento e propicia resultados cada vez melhores.

Dessa forma, é essencial ter também em seu programa o oferecimento de recompensas para os que se destacarem.

Treinamento corporativo

A importância do treinamento corporativo está diretamente ligada às estratégias de liderança da empresa, a fazer uma excelente gestão de pessoas e a estabelecer metas e táticas que têm como objetivo o pleno desenvolvimento de cada um de seus colaboradores, sobretudo os líderes.

Os treinamentos corporativos — tanto técnicos quanto comportamentais — trazem inúmeros benefícios não somente para a organização, como para cada colaborador, pois os prepara para lidar com diversas situações, potencializa as habilidades de cada um, os capacita para o manuseio de novas ferramentas no mercado e, acima de tudo, transforma chefes em verdadeiros líderes.

Os benefícios do treinamento corporativo

Tenha sempre em mente que os treinamentos corporativos são investimento, e não despesa. Eles comprovadamente proporcionam ganho na produtividade, aumento na motivação e maior engajamento de todos os envolvidos, pois estes percebem que a empresa está oferecendo uma oportunidade de evolução profissional e — por que não dizer — pessoal.

Logo, isso se transforma em um grande diferencial para a empresa, pois possibilita uma injeção de ânimo nas pessoas, melhorando e transformando o ambiente empresarial e o clima organizacional, o que refletirá imediatamente no dia a dia.

Como realizar os treinamentos corporativos

Existem, no mercado, empresas especializadas em treinamento in company que podem realizá-los de maneira exclusiva, voltado para as necessidades da sua empresa.

Alguns cursos já contam com uma metodologia, elaborada a partir das melhores técnicas de aprendizado, ou seja, teoria, prática e vivência. Contam também com apresentação de vídeos e trabalhos, discussões em grupo, simulações de conflitos, entre outras situações e conjunturas que ocorrem em empresas de qualquer porte.

Os cursos desenvolvidos exclusivamente, focados e customizados para o perfil de negócio específico da empresa, são fundamentais para que todos conheçam a empresa mais profundamente.

Já os cursos abertos, com a participação de colaboradores de outras organizações, são uma excelente oportunidade de troca de experiência entre os profissionais.

Coaching para o desenvolvimento de liderança

O coaching de liderança é um processo que tem por objetivo aumentar o desempenho das competências e elevar a performance do líder, o que torna a tarefa de liderar mais eficiente e eficaz, visando também ampliar a capacidade do indivíduo de alcançar objetivos e grandes realizações.

Para tanto, são utilizados métodos, ferramentas e técnicas cientificamente comprovados e aplicados por um profissional habilitado (o coach).

É uma importante ferramenta para formar líderes e obter excelentes resultados, pois promove o desenvolvimento humano, possibilitando o aprimoramento das habilidades e competências pessoais e eliminando crenças limitantes.

O coaching auxilia ainda os líderes no desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • foco;
  • gestão de tempo;
  • gestão de pessoas;
  • comunicação assertiva;
  • planejamento estratégico;
  • assegurar um bom clima organizacional;
  • comprometimento com as metas da empresa.

Método 70/20/10

A proposta de aprendizagem do método 70/20/10 concentra-se na seguinte estratégia:

70% (prática, vivência real)

A maior fonte de aprendizado é a prática, é na vivência real que ela se consolida. Não basta apenas aprender, discutir sobre os mais diversos assuntos sem colocá-los em prática.

Grande parte do amadurecimento profissional de um líder é proveniente dos desafios diários que precisam ser enfrentados e solucionados na rotina de trabalho. Sendo assim, é responsabilidade da organização estabelecer tarefas, atividades ou projetos que devem ser executados pelos líderes, a fim de colocarem em prática o que foi aprendido.

As organizações também devem monitorar as atividades e projetos, para saber se estão sendo devidamente cumpridos ou delegados, e assim manter o desempenho dessa metodologia.

20 % (aprendizado social, troca de experiências)

As empresas precisam proporcionar momentos de troca de experiências e ideias, em que os líderes possam partilhar o aprendizado com outros colegas de trabalho e, sobretudo, com seus superiores.

Nesse momento, o aprendizado ocorre por meio da interação. Essa troca possibilita aprender ao observar como um colaborador executa uma determinada tarefa ou ao elaborar um relatório ou uma apresentação, por exemplo.

10% (aprendizado formal)

E por fim o treinamento formal, que, comprovadamente, quando feito de maneira adequada, proporciona resultados significativos no desempenho dos líderes.

Portanto, é essencial que a empresa promova cursos de capacitação e estimule a leitura de livros que ampliem o conhecimento do líder sobre vários assuntos e gerem uma reflexão, dentro do modelo de aprendizado formal.

Gamificação

A gamificação (ou gamification, no termo inglês) é uma estratégia que usa mecânicas e dinâmicas de jogos no ambiente corporativo. Essa ferramenta é bem eficiente no processo de treinamento e aprendizagem, pois funciona muito bem para engajar pessoas e ajudar a resolver problemas que ocorrem nos ambientes fora do contexto dos jogos.

Um dos principais objetivos da gamificação é justamente engajar, comprometer e recompensar os participantes. Com essa tática, é possível, por exemplo:

  • estimular a competição saudável;
  • gerar um sentimento de conquista própria;
  • medir o desempenho.

E então, como vai o desenvolvimento de liderança na sua empresa? Está precisando aumentar o desempenho dos líderes?

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