Como ser um líder nos dias de hoje?

Como ser um líder nos dias de hoje?

6 minutos de leitura

O status do líder de uma empresa é algo que qualquer profissional deseja para si. Entretanto, exercer uma função importante, de comando em relação aos demais, não é assim tão fácil.

Nos dias de hoje, para que ela seja executada de maneira interessante para a empresa é preciso que a visão de quem ocupa a vaga seja voltada para uma série de atitudes, muitas delas ligadas ao coletivo e não ao individual.

Sendo assim, saiba agora quais são essas atitudes, além de conferir dicas especiais sobre o que se esperar de um líder e como é possível fazer com que ele surja dentro da sua empresa!

Invista no líder, não no chefe

É preciso, em primeiro lugar, diferenciar o líder do chefe. O chefe é aquela figura que ocupa uma posição hierárquica superior à dos demais, sendo muito associado à imposição. É alguém que a equipe teme e que, na maioria das vezes, atua de maneira isolada, exigindo resultados.

Já o líder atua de maneira diferente dentro da empresa. Ele se apresenta como a referência a ser seguida pelos outros, buscando motivar a equipe e atuar no desenvolvimento dos colaboradores, inclusive, trabalhando ao lado deles no dia a dia.

Não é difícil saber qual dos dois costuma ser mais bem-aceito pelo corpo de funcionários, não é? Pois saiba que, além disso, o líder tende a ser mais bem-sucedido do que o chefe em termos de resultados. Enquanto o chefe amedronta, o líder motiva, e isso tem um impacto significativo no desempenho da equipe.

Desenvolva bons profissionais para liderar

O essencial é criar um ambiente propício dentro da empresa para a atuação do líder, não do chefe.

Quando as exigências são irracionais e não existe espaço para criatividade e inovação, é natural que surja a cultura do medo e, consequentemente, nos cargos maiores obtenham maior destaque aqueles profissionais com perfil mais voltado ao de chefe do que de líder. Em essência, é isso o que precisa mudar nas empresas.

Uma cultura de colaboração, que valorize as ideias, mesmo que, para tanto, seja necessário passar pela fase do erro, é algo essencial para a criação de um ambiente propício ao surgimento da figura do líder.

É preciso também investir em treinamento. É por meio dele que você pode abrir espaço para gestores completamente alinhados com as expectativas da empresa.

Com programas voltados para a formação interna de líderes você consegue, além de criar quadros com o perfil desejado, ainda gerar economia, pois não precisará ir ao mercado competir para contratar profissionais também valorizados em outras companhias.

Trabalhe com líderes que saibam valorizar sua equipe

Um bom líder não é aquele que cobra, pensando somente em atingir os resultados. É, principalmente, aquele que atua ao lado de seus colaboradores, sabendo tirar deles o máximo de seu potencial.

Esqueça aquela ideia do chefe que possui regalias, chega depois do horário, vai para a sua sala e não se envolve com as pessoas. Cada vez mais, o líder é aquele que se faz presente, cumprindo os horários e se mostrando um aliado dos colaboradores.

O motivo disso é que cada vez mais empresas têm investido em técnicas de qualidade de vida no trabalho, transformando isso em um diferencial para reter talentos, sendo assim, colocar o foco no colaborador, e não somente em resultados, é fundamental.

Aposte em que tem a capacidade de reconhecer realizações

Da mesma forma, o bom líder sabe recompensar o desempenho de seus aliados quando as metas são atingidas. Até mais do que isso: ele reconhece os esforços mesmo quando a equipe não apresenta os resultados desejados.

É preciso ter confiança nos parceiros para que eles se sintam motivados para superar as adversidades, uma vez que nem sempre as coisas serão perfeitas.

O colaborador não deve ter medo de errar, mas apresentar vontade de trabalhar duro para ajudar o time. Neste caso, ser orientado por um líder justo, capaz de reconhecer as qualidades mesmo quando os resultados não são os ideais, é um diferencial.

Valorize a resiliência nos cargos mais altos

A resiliência é fundamental no mundo dos negócios. Mas o que isso significa? É a capacidade que a pessoa tem de se adaptar a algo e reagir diante de uma adversidade.

É preciso compreender que as mudanças fazem parte da vida de todo e qualquer líder. Sendo assim, diante dos eventuais obstáculos que o mercado impõe, é preciso repensar a rota sem perder a serenidade, muito menos o foco.

Esperar que as coisas aconteçam sempre da maneira desejada é um erro. O máximo que um bom líder pode fazer é se planejar para determinada ação e, caso ela não aconteça da maneira desejada, ter jogo de cintura para manter a calma e mudar os planos.

Demonstrar frieza nesse momento e, principalmente, lógica, é fundamental para conquistar o respeito da equipe. Lembre-se: o chefe não precisa ser respeitado, ele precisa ser obedecido. Já com o líder é diferente.

Por isso, é preciso que o líder não se apegue tanto a conceitos estabelecidos e verdades absolutas. É a melhor maneira para que ele esteja sempre aberto a mudanças.

Procure por quem sabe potencializar os resultados das pessoas

É muito difícil reconhecer o talento do outro. Na maioria das vezes, nós acabamos até mesmo desperdiçando oportunidades por não aceitarmos as competências que as pessoas próximas a nós têm.

Neste ponto é que o líder precisa ser diferenciado. Ele não compete com as pessoas ao seu redor, pelo contrário, ele as transforma em parceiros e aproveita cada talento apresentado para tornar a equipe mais forte.

É preciso não somente reconhecer o talento nos outros, mas também utilizá-los em benefício da empresa. É isso que faz um bom líder. Ele identifica, motiva e reúne habilidades no seu grupo.

Tenha alguém apaixonado pelo que faz ao seu lado

Por fim, o líder é alguém que trabalha com aquilo pelo que é apaixonado.

Sabe-se que 81% dos brasileiros preferem satisfação profissional a altas remunerações. Isso acontece porque quando a pessoa ama seu trabalho, consegue encontrar a inspiração necessária para mobilizar as outras pessoas e, assim, alcançar objetivos maiores, inclusive salários mais elevados.

Esse entusiasmo é elemento essencial na diferenciação entre o líder envolvido com a equipe e os objetivos da empresa e o chefe que, na maioria das vezes, só pensa em lucrar e exigir dos outros colaboradores.

O bom líder ama o que faz e transforma seu dia a dia em uma busca por trazer aliados aos seus objetivos.

Entendeu como ser um líder? Então não deixe de entrar em contato conosco para que possamos ajudá-lo a criar quadros assim.

    1. Olá, Leia! Ficamos muito contentes que tenha gostado do artigo.
      Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais textos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *