Como chegar mais rapidamente em um cargo de liderança?

Como chegar mais rapidamente em um cargo de liderança?

6 minutos de leitura

Alcançar sucesso profissional é o desejo de qualquer trabalhador, independentemente de sua área de atuação. Entretanto, nem sempre é fácil chegar a um cargo de liderança, especialmente quando a economia do país não apresenta bons resultados, fazendo com que as oportunidades se tornem escassas e o caminho pareça sempre muito mais difícil.

Assim, é preciso ter uma estratégia capaz de fazer com que você chegue mais alto e em menos tempo ao seu objetivo profissional. Quer algumas dicas para crescer e ocupar cargos de liderança? Confira este texto!

Comece a preparar-se para um cargo de liderança

Sua caminhada para o sucesso pode ser mais curta se você souber o caminho a ser traçado. Parece algo óbvio? Então saiba que 70% das empresas brasileiras não oferecem plano de carreira.

Isso significa que, na maioria das vezes, cabe somente ao profissional definir como se dará sua evolução. Ele deve fazer isso sem referências e sempre atento às oscilações do mercado. No entanto, acredite: com a estratégia certa você pode chegar lá.

A questão é organizar-se da maneira adequada. Em um cenário em que poucas empresas dão o direcionamento para que o profissional consiga chegar longe, acredite: os mais valorizados são aqueles que demonstram saber o que querem. Assim, o primeiro passo é definir aonde você quer chegar.

Defina as suas principais metas

É em função do lugar aonde você pretende chegar que suas ações devem ser pautadas. Somente assim os métodos, as técnicas e as diferentes soluções terão utilidade. Para tanto, é preciso criar referências. Isso diz respeito a ter em mente o que quer fazer e visualizar essa condição na sua vida.

Sempre existe alguém que você admira e que já ocupa o lugar dos seus sonhos. Sendo assim, mire essas pessoas. Comece a observar seu comportamento profissional e, se possível, procure saber mais sobre o seu passado, conhecendo aquilo que fez com que essa pessoa chegasse aonde chegou.

A ideia é saber o que pode ser feito para que você construa o seu próprio plano de carreira tendo como referência uma experiência já consolidada e bem-sucedida.

Busque a qualificação necessária

Qual é o cargo dos seus sonhos? Controller, perito, chefe fiscal e gerente de contabilidade são alguns dos cargos mais visados na carreira do profissional de contabilidade — e que, via de regra, são ocupados por pessoas que se prepararam bem.

Adotando as medidas apresentadas nos tópicos anteriores, você identificará lacunas na sua carreira que precisarão ser preenchidas para que você tenha condição de atingir seus objetivos. Elas geralmente dizem respeito à educação: invista em cursos que qualifiquem você da maneira ideal.

Não deixe de considerar soluções como treinamentos in company, pois eles ocorrem em função da demanda das próprias empresas — ou seja, esse pode ser um caminho para ter acesso a melhores oportunidades na organização em que você já trabalha.

Cursos online também permitem flexibilidade e muita qualidade. Tenha em mente que essa solução pode simplificar suas ações. Anos atrás, alguns cursos que hoje podem ser realizados via internet eram praticamente inacessíveis.

Invista em habilidades gerenciais

Por mais que você se qualifique para lidar com questões operacionais, é sempre importante desenvolver recursos para lidar com gestão de pessoas. Afinal, se a sua ideia é tornar-se um líder, a capacidade de comandar um grupo será tão importante quanto seus atributos técnicos.

Assim, não perca tempo: crie o hábito de ler e aprenda com líderes como Philip Kotler e Jim Collins, pois seus conselhos são sempre oportunos. Aprender com grandes líderes significa dar continuidade ao conhecimento que eles acumularam ao longo da vida.

Além disso, valorize também treinamentos específicos de coaching nos quais você terá uma espécie de guia para dar a devida orientação que precisa para amadurecer profissionalmente.

Acostume-se a fazer networking

Conhecer pessoas que atuam na mesma área é sempre importante. Em um primeiro momento, isso permite a você entrar em contato com visões novas a respeito de questões profissionais e, assim, manter-se atualizado.

Além disso, esse tipo de prática recorrente pode dar ao mercado as informações que ele precisa sobre um talento em potencial: você. Esteja sempre atento a eventos na sua área, tais como palestras, seminários, workshops e cursos de atualização.

Eles permitem a criação de uma rede de contatos essencial para o surgimento de indicações. No entanto, lembre-se que a construção do networking precisa ser feita com critérios para que não seja somente uma forma de pedir emprego com maior facilidade — essa relação deve ser de colaboração mútua.

Procure o autoconhecimento

A análise SWOT é uma ferramenta muito comum em administração quando o objetivo é identificar as possibilidades de um determinado produto ou serviço. Por meio dela é possível saber quais são as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças presentes em um determinado negócio.

Adapte esse conceito para a sua realidade profissional, procurando compreender sua situação atual no mercado contábil. Identificando suas fraquezas, por exemplo, você pode investir em soluções para se qualificar.

Não fala inglês? É hora de procurar um curso e resolver esse problema. Tem um relacionamento interpessoal ruim? Invista em um serviço especializado de coaching e comece a interagir melhor.

Da mesma forma, ao identificar suas forças você poderá usar isso como um diferencial para melhorar a sua situação. Faça essa análise com calma, considerando também as oportunidades e as ameaças, e tenha critérios para evoluir profissionalmente.

Tenha a atitude certa

Uma atitude proativa é fundamental para quem deseja ocupar um cargo de liderança — e isso pode ser construído no dia a dia. Você costuma ser o profissional que reage às exigências ou o que está sempre adiantado em relação às demandas e é capaz de contribuir dando boas ideias para o negócio?

Não é difícil imaginar qual desses perfis costuma agradar mais, não é? O fato é que, caso você não desenvolva uma postura proativa, é certo que a gerência pensará muito bem antes de dar a você um cargo de liderança.

Líderes precisam ser o exemplo para seus comandados, saber como agir e ter capacidade para direcionar ações, mas sem exercer uma influência negativa. Passe a buscar esses atributos e, naturalmente, você receberá oportunidades.

Enfim, se você está em busca de um cargo de liderança, o melhor a fazer é preparar-se para ele. É possível alcançar o seu objetivo de maneira mais rápida, mas nunca com menor esforço.

Assim, construindo sua trajetória da maneira correta e se dedicando, será questão de tempo — menos do que você imagina — até que a oportunidade apareça. Portanto, comece a se movimentar desde já!

Essas foram as nossas dicas para você que está em busca de um cargo de liderança. Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outras pessoas também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *